Tudo começou em 2013, quando promovemos uma grande avaliação ambiental e urbana na região da Lagoa dos Ingleses e elaboramos um mapa de vocações dos nossos terrenos para orientar todas as etapas seguintes.
Contratamos o escritório do urbanista Jaime Lerner para elaborar o planejamento urbanístico da região. Um planejamento que resguarda e integra as áreas de conservação da CSul, criando corredores ecológicos com mais de 11 milhões de m² de áreas verdes, preservando matas ciliares, a totalidade dos cursos d'água e as 55 nascentes existentes na região.
Foram cerca de 50 profissionais envolvidos, das mais diferentes áreas, para compor o processo de licenciamento ambiental da CSul. Sabendo que os nossos terrenos ocupam uma pequena parte do Sinclinal Moeda, importante reserva subterrânea de água, esses profissionais garantiram formas responsáveis de uso do terreno, preservando mais de 60% da área em solo natural e criando alternativas de infiltração da água.
Durante mais de 3 anos e de forma espontânea, realizamos quase 100 encontros com diversos órgãos, instituições e, principalmente, comunidades e pessoas interessadas em conhecer o Projeto Csul. Um processo participativo que permitiu que as dúvidas, experiências e expectativas da população pudessem ser integradas ao projeto.
De forma inédita para projetos desse tipo, a CSul contratou uma empresa reconhecidamente especializada e iniciou a pesquisa e o monitoramento hidrogeológico dos recursos superficiais e subterrâneos da região.
Foram milhares de horas de trabalho e centenas de profissionais dando seu aval e garantindo o que está sendo projetado, em um processo transparente, rigoroso e com intensa participação da sociedade. Tudo isso, dedicado a transformar esta região em um lugar perfeito para se viver.
Para mensurar a biodiversidade e acompanhar a resposta da comunidade de aves da região da Lagoa dos Ingleses em relação à ocupação humana, especialmente, no entorno do Residencial Costa Laguna, criamos o programa Canto das Aves.
Em cada trabalho, foram realizados censos populacionais em nove pontos de amostragem, distribuídos nos principais ambientes: remanescentes de Mata Atlântica, campos naturais associados ao Cerrado, eucaliptais, margem da lagoa e ambientes antrópicos.
Ao longo das oito campanhas de monitoramento, foram registradas 167 espécies de aves, incluindo espécies ameaçadas de extinção, endêmicas, cinegéticas, migratórias e raras.
No contexto da preservação ambiental, visando à mitigação do impacto sobre a flora local, a CSul possui um viveiro de mudas de espécies nativas da região, como bromélia, cacto, orquídea, ipê-amarelo e outros. Este viveiro opera em larga escala por meio de um processo cuidadoso, com a produção anual de cerca de 3.000 mudas. O objetivo é a reintrodução dessas mudas na natureza em áreas de vegetação expressiva e arborização pública.